Saindo do ninho- God Damn o Seguro Fiança

Voltando com o tema que todo mundo adorou, o Saindo do ninho, aonde eu conto um pouco sobre a dureza de começar uma vida fora da casa de mamãe e papai sem dinheiro e bem nova.

Eis que meu contrato de aluguel vence daqui a um mês, até aí ok, se eu morasse em um lugar bão era só renovar e tudo lindo né? Mas Murphy me ama demais para deixar isso acontecer, e obviamente o lugar que eu moro agora era mais um test drive do que outra coisa e adivinhem? Não cabe mais eu, meu marido, o gato, minhas tranqueiras, as tranqueiras dele e as do gato, então precisamos mudar. Urgente.

O que eu achei que ia ser fácil virou um pesadelo, fácil nada gente, por causa de idosos que temos que pseudo cuidar (um de 98 e uma de 100 anos, né, precisam de alguém novo por perto), falta de carro e um bairro consideravelmente caro, estamos comendo o pão que o diabo amassou pra achar um apto novo, que não seja uma facada e que, adivinhem, não precise de seguro fiança, o diabo em contrato que eu acabei de descobrir, feito pela sua querida Porto Seguro, ele veio pra complicar mais a vida de quem é jovem e precisa de um apartamento.

Como funciona essa belezinha? Você entrega todos os seus documentos, mil comprovantes de renda, pra comprovar que você recebe pelo menos 4 vezes o valor do aluguel por mês, até aí, tudo certo né? Ok, dai você descobre que você, além do aluguel, ainda tem que pagar todo ano, mais um valor X que em teoria é o valor de aluguel do imóvel, mas que na real, a Porto que não é boba, vai te cobrar em torno do dobro desse valor. Eu disse que é todo ano? Eu disse que você não recebe esse dinheiro de volta, mesmo se pagar o aluguel em dia e se entregar ele mais bonito do que tava? E eu disse que a Porto só divide esse valor em 4 vezes? Poisé.

Agora imaginem Camila, que é freelancer, com um marido que está começando uma empresa, ou seja, no caso os dois tem dinheiro todo mes, no caso os dois não recebem nenhuma quantia certa por mes na conta pra comprovar renda por extrato, as vezes ela é menor que essas 4 vezes, e no caso os dois não são registrados, me conta comofas? E me conta se eu quero mesmo entregar meu dinheiro suado pra uma seguradora TODO ANO, sem receber provavelmene nada em troca?

Tudo bem, é segurança pro proprietário, então porque esse valor não pode ser dividido em 12 vezes, incluido no preço do aluguel, ou pago por ele? Porque quanto eu finalizar meu contrato, não posso ter esse dinheiro de volta, ou uma parte dele?

Quem escolhe a forma de segurança do imóvel é o proprietário, fiador, depósito caução, os dois ou o tal do seguro, e hoje em dia, cada vez mais imóveis estão sendo alugados SOMENTE com o seguro, por escolha do proprietário, afinal, pra eles é só conforto, eles que já são donos de um bem como uma casa, apartamento, que recebem todo mes o seu dinheiro do aluguel, ainda não pagam mais nada por essa segurança extra, e quem se ferra é a gente, quem está querendo começar uma vida, que como eu, infelizmente não ganhei casa da familia pra morar, e não sou, ainda, maquiadora famosa que ganha 5 mil por trabalho besta, né? Então me desculpem, mas meu dinheiro vale algo pra mim, e me dói gastar com a escolha dos outros.

Eu pensei muito antes de publicar esse post, afinal, eu nem sabia quais eram as vantagens e desvantagens de quem aluga um lugar pra chamar de seu sobre essas condições, mas resolvi desabafar porque só ouvi opiniões péssimas sobre, desde gente que tinha tudo certo e a Porto negou o seguro, sem explicações, e gente que como eu, valoriza o dinheiro e disse que foi dinheiro mais desperdiçado que já saiu do bolso.

É isso, espero que logo menos eu poste algo dentro do Saindo do Ninho bem alegre, com fotos do futuro apartamento, ou algo assim, porque gente, que coisa dificil achar um bom lugar!

---
xoxo

Posted in , . Bookmark the permalink. RSS feed for this post.

13 Responses to Saindo do ninho- God Damn o Seguro Fiança

  1. eu peguei pavor de mudança é tudo tão estressante... no inicio do ano q vem vou casar e mudar pra outro estado e passar por quase isso, tenho que me preparar psicologicamente pra não surtar.
    E é bem isso, a gente que não ganha casa nem carro dos pais (pra dar como garantia)e quer começar a vida independente, só se ferra, parece que querem que a gente fique até os 35 morando com os pais.

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga, estava dando uma olhada no blog Manual das Gordinhas quando vi o teu blog no preferidos e assim li este post. Eu trabalho em uma imobiliária e sei que seguro-fiança realmente é uma merda. A imobiliária em que trabalho não aceita segur-fiança justamente por ser uma encheção de saco. Tu falaste que para o proprietário é fácil locar assim, porém no futuro quando houver alguma inadimplência, por exemplo, tu não sabe a complicação que é conseguir utilizar aquele dinheirinho que tu deu para a Porto e assim repassá-lo ao prop!! Sem falar que para o locatário é um dinheiro morto, jogado fora e que todo ano tu vais ter que enriquecer uma pouquinho mais a seguradora. Por isso acredito que a melhor opção seja sempre o bom e velho fiador. Tu te estressa no início para ter que pedir para alguém ser, mas depois, se tu pagar tuas contas em dia, não vai te estressar mais! Pelo que conheço de seguro-fiança tu podes pedir o cancelamento no aniversário dele, dá uma olhada no teu contrato, ou melhor leva a um advogado e pede uma assistência!
    Não sei de onde tu és, sou de Porto Alegre, se quiser conversar sobre isso me add daianerhcp@hotmail.com
    Beijos Dai

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga, estava dando uma olhada no blog Manual das Gordinhas quando vi o teu blog no preferidos e assim li este post. Eu trabalho em uma imobiliária e sei que seguro-fiança realmente é uma merda. A imobiliária em que trabalho não aceita segur-fiança justamente por ser uma encheção de saco. Tu falaste que para o proprietário é fácil locar assim, porém no futuro quando houver alguma inadimplência, por exemplo, tu não sabe a complicação que é conseguir utilizar aquele dinheirinho que tu deu para a Porto e assim repassá-lo ao prop!! Sem falar que para o locatário é um dinheiro morto, jogado fora e que todo ano tu vais ter que enriquecer uma pouquinho mais a seguradora. Por isso acredito que a melhor opção seja sempre o bom e velho fiador. Tu te estressa no início para ter que pedir para alguém ser, mas depois, se tu pagar tuas contas em dia, não vai te estressar mais! Pelo que conheço de seguro-fiança tu podes pedir o cancelamento no aniversário dele, dá uma olhada no teu contrato, ou melhor leva a um advogado e pede uma assistência!
    Não sei de onde tu és, sou de Porto Alegre, se quiser conversar sobre isso me add daianerhcp@hotmail.com
    Beijos Dai

    ResponderExcluir
  4. O seguro-fiança é invenção da Porto mesmo?
    meldels, já não gostava da Porto, agora então...

    (meu namo negociou com o proprietário para em vez de pagar esse ABSURDO seguro fiança, depositar o valor numa poupança onde ambos tem acesso. Quando o contrato terminar, meu namo pega o valor corrigido pra ele)

    ResponderExcluir
  5. Como eu falei no twitter, o seguro fiança foi um dos maiores (senão o maior) desperdícios de dinheiro da minha vida. Eu também acho absurdo o proprietário não dividir o valor do seguro com o locatário, já que o mesmo não traz nenhuma benéfice pra gente.

    ResponderExcluir
  6. putz, gata... esse negócio de procurar apartamento é uma novela mesmo...
    eu dei uma super sorte de achar um que não precisasse de seguro fiança, mas fiquei procurando de porta em porta por uns 2 meses até encontrar. De repente essa é uma tb... muitas vezes o povo não coloca na imobiliária e você vai achar o seu perguntando pra todos os porteiros do mundo...
    boa sorte!

    ResponderExcluir
  7. Camila, vocês não conseguem fazer sem a seguradora? "Sai do ninho" com meu namorido há cerca de 6 meses e tinha essas duas opções: seguro ou

    ResponderExcluir
  8. Camila, vocês não conseguem fazer sem a seguradora? "Sai do ninho" com meu namorido há cerca de 6 meses e tinha essas duas opções: seguro-fiança ou calção, que é não sei quantas vezes o valor do aluguel. A gente se fodeu para pagar mas pelo menos a gente vai receber esse valor de volta (que está numa poupança controlada pela imobiliária) corrigido no final do contrato... Por sinal, em que bairro você quer o ap? No meu prédio tem um ap alugando =B

    ResponderExcluir
  9. estou passando por isso tbm, sem fiador e precisando do bendito...
    caso saiba de algo, te dou um toque,ah

    adoro o bolog!!!!

    ResponderExcluir
  10. Concordo com você. Moro sozinha desde os 17 e é muuuito difícil achar um lugar decente pra alugar. No meu caso o negócio seria tomar vergonha na cara, parar de gastar e comprar algo. Mas boa sorte pra vocês, porque final do ano quem vai mudar denovo sou eu rs

    ResponderExcluir
  11. Sei bem como é isso!!! Me casei com 17 anos!!! isso mesmo.... 17... e fomos morar em sampa... nao larguei só a casa da mamae... mas larguei tbm a minha facul de artes plasticas na federal... mais bem, dois quebrados... mas isso passa! Logo logo vc vai estar dando muita risada de tanta insegurança e raiva... Agora que passei por essa fase, estou passando por outra tão ardua quanto... ser mãe... e de gemeas..
    Bom, Good Lucky!

    ResponderExcluir
  12. Sei bem como é isso!!! Me casei com 17 anos!!! isso mesmo.... 17... e fomos morar em sampa... nao larguei só a casa da mamae... mas larguei tbm a minha facul de artes plasticas na federal... mais bem, dois quebrados... mas isso passa! Logo logo vc vai estar dando muita risada de tanta insegurança e raiva... Agora que passei por essa fase, estou passando por outra tão ardua quanto... ser mãe... e de gemeas..
    Bom, Good Lucky!

    ResponderExcluir
  13. Passei por isso tbm!
    É um inferno esse tal de seguro fiança e um absurdo!Encontrei um apto, me cadastrei como a imobiliária pediu e aguardei o contado, 3 dias depois o apto no qual eu dei entrada foi alugado por outra pessoa e eu fiquei com a esperança despedaçada né.
    Tentei contactar o dono do imóvel e nada, uma tristeza.
    Até q um belo dia depois de visitar um apto cujo o aluguel era 500 reais, mas não valia nem metade disso, vi uma placa de Alugo Apto.Dei um grito pro meu namorado parar o carro, anotei o número e liguei no outro dia.Um apto novinho, super bem localizado e do tamanho certo sem essas frescuras de imobiliária, um sopro de esperança.
    Olha, uma imobiliária q eu contatei tinha uma modalidade de ''seguro fiança'' (é outro nome, mas eu esqueci) q vc paga o valor total do aluguel + taxas x 12 e depois de 1 ano resgata esse dinheiro com as correções devidas.Achei justo perto do absurdo q é o tal do seguro fiança.
    Mas vi no twitter q vc já achou uma casinha!Q bom! =D

    ResponderExcluir

Search

Swedish Greys - a WordPress theme from Nordic Themepark. Converted by LiteThemes.com.