Sem photoshop, sem elogios

Se tem um blog que eu adoro é o Fashion Gone Rogue, que mostra diversos editoriais fabulosos de revistas pelo mundo afora, mas o que eu gosto mesmo é de ler os comentários, o que mais me diverte é que são sempre opiniões fortes sobre as fotos, a produção e a beleza.
Esses dias vi um editorial que os comentários me chamaram muita atenção, deem uma olhada:




Agora no que vocês prestam atenção primeiro? Na idéia da foto, nas roupas, ou no fato de não terem photoshopado as olheiras da lindíssima Sasha Pivovarova? Há pois é, não existe licença poética no mundo da moda, nem para fazer algo que todo mundo reclama que não é feito, abolir o photoshop, nem mesmo se for feito de jeito que complemente a história do editorial... A fotografa desse editorial é Yelena Yemchuk que eu pessoalmente virei fã, porque além de brincar com essa falta de perfeição, é uma artista absurda que conseguiu chegar as alturas mesmo com um estilo bem marcante, para conhecer mais o trabalho dela: http://www.art-dept.com/artists/yemchuk/

Agora, me contem, o que vocês acham da falta ou excesso de photoshop?

---
xoxo

Posted in , , . Bookmark the permalink. RSS feed for this post.

10 Responses to Sem photoshop, sem elogios

  1. Confesso que as olheiras da menina me chamaram a atenção.

    A gente já sofre tanta imposição desse padrão absurdo imposto pela indústria da moda (não pode ter celulite, tem que ser magra, tem que ser alta, etc) que na minha cabeça, acho que modelo tem que ser perfeita mesmo (ou o mais próximo possível disso), afinal é escolhida a dedo e ganha pra isso.
    Pra fazer da vida da gente um inferno, tem que dar o exemplo. rs

    Nem acho a menina especialmente bonita não, mas parece que faltou maquiagem mesmo, ou que os ângulos e a luz não favoreceram. Pode ter sido intencional (e aí o critério artístico é discutível), mas dava pra conseguir um disfarce melhor mesmo sem photoshop.

    Nos anos 80, quando não existia retoque digital, a gente via cada foto maravilhosa, em editorial de moda e capa de revista. Hoje, parece que esses cuidados ficam todos na mão do profissional que retoca a foto.

    Enbfim, provavelmente ninguémn vai concordar comigo, mas fica aí meu pitaco.

    ResponderExcluir
  2. Eu só prestei atenção nas olheiras pq vc falou, pq sinceramente, achei bem bonitas as fotos, meio ludicas, super artísticas, que se ela estivesse mesmo maquiada, acho que até seria estranho.

    Viu como uma foto pode ficar bem bonita sem photoshop nenhuma? Isso é um bom fotógrafo e uma boa produção de arte

    ResponderExcluir
  3. A não-utilização do photoshop (ou pelo menos seu uso com moderação) é muito importante sim, para não criar padrões inatingíveis, mas nesses caso faltou até maquiagem. Aí não concordo não, penso que se não vai usar correção eletrôica das imagens, ótimo, mas editorial sem nem um corretivozinho (que a gente usa na vida real até pra ir ao supermercado, muitas vezes) é alternmativo demais, pelo menos pra mim.
    De resto (os ângulos, uso de preto e branco, a escolha das roupas com textura e tal) tudo ficou lindo!

    ResponderExcluir
  4. Camila, o meu pc não carregou as fotos desse post... Vc pode tentar colocar as fotos de novo? É que eu queria muito ver! Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Eu fiquei beeem curiosa pela sua descrição, mas não consigo visualizar as fotenhas...O q ocorre? Bjo
    http://broguedadoida.blogspot.com/2010/03/unhas-o-eterno-dilema-feminino.html

    ResponderExcluir
  6. não consegui visualizar!

    ResponderExcluir
  7. Olá, amo seu blog. Tbm amo make e comecei a postar num blog também. Dê uma forcinha lá, uma dica. Veja se gosta. Não tenho muita experiência nem sei fazer aqueles efeitos legais em blog mas tenho caprichado nos posts. Está começando ainda -> www.pinupgirltv.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Camila,

    Fiquei super feliz de encontrar seu blog, pela primeira vez me sinto em casa..heheheh
    Normalmente tenho medo das maquiadoras, que sempre me acham branquela demais, tatuada demais e nunca entendem bem o meu conceito estético!

    Custa crer que você é brasileira!

    Quando crescer quero ser como você, rs
    Um super beijo

    ResponderExcluir
  9. A yelena é ex-namorada do billy corgan, vocalista dos smashing pumpkins, e na epoca do namoro deles, rendeu as fotos mais boniats da banda. Os dois clipes que ela dirigiu, Zero e 33 são os com fotografia mais linda tb,

    ResponderExcluir

Search

Swedish Greys - a WordPress theme from Nordic Themepark. Converted by LiteThemes.com.