Saindo do ninho

Muita gente não sabe, mas já vai fazer quase um ano que saí da casa da minha mãe para enfrentar o dia a dia de morar 'sozinha' (com o bofe no caso). Contas, organização, convivência, tudo isso ganhou um sentido completamente diferente na minha vida e como eu vejo muita gente pensando em fazer o mesmo (principalmente na comunidade DIY for Vixens), não custa nada dar algumas dicas aqui né? E quem sabe começar uma sessão falando só sobre dicas para a casa, o que acham?

O que considerar antes de sair de casa:

-Primeiro um valor fixo, caindo na sua conta todo mês, independentemente se vem dos pais ou de um salário, que você vai precisar para organizar as contas, acreditem em mim, eu sou freela e sempre me dou mal por isso

-Abrir a cabeça para o que você precisa, chutem sempre alto, porque né, a gente imagina que vive com pouco, mas você vai sentir falta de um liquidificador, de uma leiteira, de pasta de dente, de lixo pro banheiro, essas coisas que a gente esquece que existem, sabe?

-Se organizar financeiramente, depois de um mês você vai começar a perceber o quanto de cada coisa que você precisa para viver, dai bem, tá na hora de colocar tudo no papel, de um lado o quanto vai entra financeiramente, e do outro o quanto em média foge do bolso. Coloquem tudo, condução, comida, mimos, internet e afins. Muita gente peca nessa hora porque esquece de colocar em média quanto gasta de cafézinho diariamente por exemplo, e acaba com um rombo no bolso.

-Se organizar de maneira geral, depois de uma semana já fica mais fácil descobrir a sua rotina e encaixar dentro dela as coisas housewife feelings, ou seja, quando lavar a louça, que jeito o seu armário se mantém mais arrumado, melhor horário de cozinhar ou ir no mercado.

O post todo e os que provavelmente virão é um típico manual de sobrevivencia para pessoas que não tem ajuda da família para morar sozinhos ou são mais novos e ainda não rola toda aquela experiência com isso, porque né, acho que não tem experiência em que a gente descobre mais coisa tipo "aaaaaah então é por isso que minha mãe tem um estoque de pasta de dente?" "jesus eu preciso urgentemente de uma cômoda", "sério que tem que varrer atrás da cama?" essas coisas idiotas do dia a dia!

Espero que esse mini post ajude quem está nessa situação ou pensando em sair de casa e se jogar no mundo, e se gostarem o blog vai ter uma sessão só sobre isso!

(gente, eu ando super em uma correria maluca trabalho-casa, por isso sumi do blog, mas logo mais voltarei com muuuuita novidade!)

---
xoxo

Posted in , . Bookmark the permalink. RSS feed for this post.

13 Responses to Saindo do ninho

  1. Já fiz esse passo-a-passo mil vezes, só falta, de fato, sair de casa... hahahaha

    Mas acho que esse ano organizo-me (mais!) principalmente em relação a grna, e saio. Sou a favor de criar está categoria aqui pro blog, gostei.


    xoxo

    ResponderExcluir
  2. tem seu lado bom e ruim sair em sair de casa. A principal delas é descobrir que o pó não saí sozinho dos móveis, ahahahaha

    beijoos

    ResponderExcluir
  3. Obrigada!
    São dicas muito uteis eu ainda não sai da casa dos pais mas quando sair de ceteza que me vou lembras desta dicas.

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  4. achei super boa a idéia!
    a gente se assusta com umas bobagens quando muda, né?
    sem falar na convivência com o bofe, que é suuuper diferente da época de namoro. No geral, eles têm manias e detestam lavar louça,!
    Voto na coluna fixa sobre esse tema
    :D
    bjo

    ResponderExcluir
  5. Ainda me ferro todo mês por causa dos lanchinhos que como na rua. u.u
    Um dia consigo me acertar...hahaha

    ResponderExcluir
  6. Oi.
    Uma coisa que me ajudou mto foi fazer uma planilha com os gastos todos os dias. Colocava tudo que eu gastava especificando com o que foi, cada centavo.
    Fazendo isso, comecei a ver como eu gastava meu dinheir normalmente.
    Depois disso comecei a verificar o que eu poderia abrir mão e o que não teria como dispensar, coloquei mais uma quantia para eventuais necessidades (e futilidades) e verifiquei quanto eu teria para gastar com casa, água, luz, telefone, gás, compras para casa, etc.
    Acho que este planejamento financeiro me ajudou bastante.
    Beijos e boa sorte para quem quer enfrentar essa empreitada.

    ResponderExcluir
  7. Adorei o post, e acho que seria uma boa continuar com ele :)
    São dicas muito úteis!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  8. Vc podia fazer uma lista de coisas não óbvias mas necessárias pra uma casa. hehe

    ResponderExcluir
  9. muito legal essas dicas pra quem quer sair de casa.

    eu já moro sozinha a quase 5 anos (sai de casa aos 14 xD), desse tempo meu apê foi quase uma "republica" por 2 anos, porem não deu certo (brigas e afins) e acabei ficando sozinha novamente.


    e tive que aprender na marra todas essas coisinhas.

    hoje em dia eu faço orçamento do mês seguinte uma semana antes do atual acabar pra não ter sustos xD


    a unica coisa que ainda não descobri foi como manter o guarda roupa sempre organizado... um dia eu aprendo /o/


    pra quem for sair de casa eu recomendo "bater perna" pela vizinhança pra saber onde fica mercado, farmacia, padaria e coisas do tipo. é sempre util.

    ResponderExcluir
  10. amei! super me ajuda, quero começar a morar cedo por motivos familiares. o problema é que eu não espero nenhuma ajuda vinda da mesma, e quero ver se consigo um emprego já. pelo menos eu venho economizando dinheiro pra esses "primeiros" meses. camila, eu amei essa tag, vou ler religiosamente! haha

    ResponderExcluir
  11. na primeira vez que saí de casa, com 19 anos (fui para porto alegre estudar), com uma semana no quartinho que uma senhora de 82 anos alugava pra mim, me dei conta da necessidade de um balde pra chamar de meu.
    camila, você escreveu "saindo do ninho" mas acho que na real a gente sai da casa dos pais pra "montar um ninho", nem que seja sem ovinhos, só o casal ou a pássara solteira, afinal, andorinha sozinha precisa de coisas como escovinha de vaso ou batedeira (amo minhas batedeiras - tenho uma 110v e outra 220v).

    ResponderExcluir
  12. AAH adorei as dicas, apesar de eu só ter 16 anos, eu penso em sair de casa daqui a algum tempo :)
    eu tambem voto para continuar com esse posts :)

    ResponderExcluir
  13. Muito interessante o post,até porque quem não recebe ajuda dos pais é super dificil.
    Eu sai de casa também com a cara e a coragem,mas,infelizmente,voltei.Pagar aluguel e estudar,principalemnte pra mim que sou free lance,é muito dificil.
    Até seria bom falar sobre isso.

    ResponderExcluir

Search

Swedish Greys - a WordPress theme from Nordic Themepark. Converted by LiteThemes.com.